segunda-feira, 18 de junho de 2018

Não Somos Culpados pela Poluição



Afinal, quem é culpado pela poluição do Planeta?

É, eu sei que há vários culpados, mas vamos refletir um pouco, você vai entender.

Que existe um crise ambiental isso é consenso para todos os cientistas sérios, afinal, os efeitos das alterações climáticas estão literalmente NA CARA, cada vez mais catástrofes "naturais" aumentam de intensidade e frequência.

 O tempo de mudar este cenário já passou, é necessário uma cooperação em nível internacional, mas parece que há interesses conflitantes que impedem um trabalho em conjunto, muitos querem perder o que não tem.

Nós, aqui do Ágora, já falamos sobre o porquê de não existir um combate efetivo à poluição.

Paradoxo da Sustentabilidade
Nós Precisamos Conversar sobre o Meio Ambiente 

Claro que os países subdesenvolvidos e em desenvolvimento, como o nosso, possuem a sua parcela de culpa pela poluição e falta de esforço para tornar o mundo sustentável, mas será que é estes que podemos apontar como principais atores desta crise?

Penso que não. Vejamos

Veja abaixo o ranking dos países mais poluentes, a lista continua, aqui mostro apenas os 20 primeiro, mas você pode conferir o restante no link:


Pois é, são justamente os países mais desenvolvidos, liderados pelo EUA, que mais poluem, o que é irônico pois, ao menos em teoria, são estes países que possuem mais acesso à tecnologia. 



E por possuírem uma melhor situação econômico-financeira é esperado destes que invistam e desenvolvam mais tecnologias verdes. 

Pior ainda, quem paga a conta, quem saí no prejuízo, são os países subdesenvolvidos, que são os mais afetados pela poluição. Fonte

Até porque estas nações tornaram-se desenvolvidas sem saber preservar o meio ambiente, e explorando o resto do mundo. 

Em outras palavras, enquanto países de "primeiro mundo" estão em pleno crescimento, tendo melhorias na qualidade de vida de suas populações, quem poluí em níveis bem menores está tendo o efeito contrário.

É muito egoísmo países desenvolvidos cobrarem políticas sustentáveis da comunidade internacional, quando eles mesmo pouco fazem para mudar este cenário. 

Até mesmo porque estes, principalmente o EUA, não seriam os mesmos se parassem com a poluição em massa, afinal uma das principais fontes de investimento norte-americano é o petróleo, assim, investir em energia não poluente representaria uma perda gigantesca no domínio econômico americano. 


Portanto, países desenvolvidos são sim, CULPADOS, pelo efeito estufa. E devemos apontar o dedo para que o objetivo de um mundo sustentável seja alcançado. 

Porém, não é porque não somos culpados que não temos a responsabilidade de fazer algo pelo planeta, porque até o presente momento este é a nossa única casa, devemos cuidar bem dele. 

De modo que todo indivíduo deve fazer o que estiver ao seu alcance para tornar sua existência mais sustentável, comece por este exemplo: Rio de Janeiro aprova proibição de canudos de plástico.

Mas não espere que seu estado faça também esta proibição, basta que você não utilize canudos, que você não use copos plásticos, etc. 

Parta para ação, inicie projetos sustentável em seu município, em sua localidade, em seu núcleo social.


Nenhum comentário:

Postar um comentário