Não é mais algo do futuro o trabalhador humano ser substituído por uma máquina, a tecnologia vem revolucionando o mercado de emprego e a vida cotidiana, mudando para melhor.
A tecnologia não deve ser temida, pelo contrário quando bem utilizada é uma potente aliada em prol da eficiência e qualidade de vida.
O homem vem transformando a natureza a seu favor desde que o mundo é mundo:
- A descoberta do fogo
- A roda
- O vidro
- Sistema de esgoto
- Bússola
- Pólvora
- Aviões
- Prensa mecânica
- Energia elétrica
- E muitas outras invenções ...
O homem, pela sua curiosidade nata, vem melhorando sua qualidade de vida através da criatividade da inteligência, assim, conquistou os ares e as profundezas do oceano.
Como será o futuro? Qual será a tecnologia do futuro?
A automatização do trabalho é de certa forma uma polêmica, muitos afirmam que seria prejudicial que robôs disputem espaço no mercado de trabalho, de modo que faltaria emprego para humanos.
Eu discordo.
Ao meu ver, para o progresso humano a automatização é importante, primeiro permite que robôs façam o trabalho que poucos querem fazer ou então serviços arriscados, e segundo, robôs em tese seriam mais eficientes e precisos que humanos.
Mas o ponto mais relevante nem é este, é apenas uma vantagem acessória.
Até porque com robôs fazendo o trabalho que hoje fazemos, poderíamos nos dedicar em outras áreas que hoje são pouco visadas, que trariam progresso à sociedade como um todo, como educação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, e até mesmo arte.
Por outro lado, a introdução de operários robôs teria por consequência a geração de empregos em diversos outros setores vinculados à área, como por exemplo a manutenção robótica.
Não existe tecnologia má, isto é uma característica humana, tudo dependerá como esta é utilizada.
E quanto ao mercado de trabalho, a verdadeira lição, pode ser cruel, mas adaptasse ou saía, porque as novas gerações estão vindo cada vez mais familiarizadas com a tecnologia.
Então caro leitor, não tema a tecnologia mas esteja sempre antenado, nunca se sabe quando uma oportunidade vai surgir, um bom exemplo disso é o Steemit, uma rede social que você escreve e ganha em criptomoedas, aqui embaixo vou deixar meu perfil, você pode ler vários textos sobre filosofia e literatura:
https://steemit.com/@joaoprobst
Qual é a sua opinião? Devemos temer a tecnologia? Quais serão as tecnologias do futuro?
Eu aposto em carros populares movidos a energia solar e elétrica, e entregas sendo feitas por drones. :)
Indicação de leitura:
Ex Machina: Religião das Máquinas
Indicação de leitura:
Ex Machina: Religião das Máquinas
Nenhum comentário:
Postar um comentário