segunda-feira, 25 de junho de 2018

Quem Tem Medo de Tecnologia? - Inovar para Prosperar


Quem tem medo de lobo mau? Quem tem medo de mau? 


Pois é! Se você parar o lobo pega! 


Não é mais algo do futuro o trabalhador humano ser substituído por uma máquina, a tecnologia vem revolucionando o mercado de emprego e a vida cotidiana, mudando para melhor. 

A tecnologia não deve ser temida, pelo contrário quando bem utilizada é uma potente aliada em prol da eficiência e qualidade de vida. 

O homem vem transformando a natureza a seu favor desde que o mundo é mundo:
  • A descoberta do fogo 
  • A roda 
  • O vidro
  • Sistema de esgoto 
  • Bússola 
  • Pólvora 
  • Aviões 
  • Prensa mecânica 
  • Energia elétrica 
  • E muitas outras invenções ...
O homem, pela sua curiosidade nata, vem melhorando sua qualidade de vida através da criatividade da inteligência, assim, conquistou os ares e as profundezas do oceano. 

Como será o futuro? Qual será a tecnologia do futuro? 


A automatização do trabalho é de certa forma uma polêmica, muitos afirmam que seria prejudicial que robôs disputem espaço no mercado de trabalho, de modo que faltaria emprego para humanos. 

Eu discordo. 

Ao meu ver, para o progresso humano a automatização é importante, primeiro permite que robôs façam o trabalho que poucos querem fazer ou então serviços arriscados, e segundo, robôs em tese seriam mais eficientes e precisos que humanos. 

Mas o ponto mais relevante nem é este, é apenas uma vantagem acessória.


Até porque com robôs fazendo o trabalho que hoje fazemos, poderíamos nos dedicar em outras áreas que hoje são pouco visadas, que trariam progresso à sociedade como um todo, como educação, pesquisa e desenvolvimento de tecnologia, e até mesmo arte.

Por outro lado, a introdução de operários robôs teria por consequência a geração de empregos em diversos outros setores vinculados à área, como por exemplo a manutenção robótica. 

Não existe tecnologia má, isto é uma característica humana, tudo dependerá como esta é utilizada. 

E quanto ao mercado de trabalho, a verdadeira lição, pode ser cruel, mas adaptasse ou saía, porque as novas gerações estão vindo cada vez mais familiarizadas com a tecnologia. 


Então caro leitor, não tema a tecnologia mas esteja sempre antenado, nunca se sabe quando uma oportunidade vai surgir, um bom exemplo disso é o Steemit, uma rede social que você escreve e ganha em criptomoedas, aqui embaixo vou deixar meu perfil, você pode ler vários textos sobre filosofia e literatura: 

https://steemit.com/@joaoprobst


Qual é a sua opinião? Devemos temer a tecnologia? Quais serão as tecnologias do futuro? 

Eu aposto em carros populares movidos a energia solar e elétrica, e entregas sendo feitas por drones. :)

Indicação de leitura:

Ex Machina: Religião das Máquinas

Curta no facebook: Ágora do Pensamento

Até a próxima! Compartilhe nas redes sociais!

Nenhum comentário:

Postar um comentário