Bem vindo, pegue uma cadeira, fique a vontade, tome um chá, pois hoje começa uma série no blog, Chá com Filosofia:
Teremos uma boa e leve conversa sobre assuntos variados no formato de pergunta resposta, sinta-se livre pra também responde-las nos comentários, sua opinião é de suma importância.
A série completa:
Chá com Filosofia #2
Chá com FIlosofia #3
Chá com Filosofia #4
Chá com Filosofia #5
Chá com Filosofia #6
Curta no Facebook: Ágora do Pensamento
Vamos começar:
1. Acredito em Deus?
Uma pergunta que sempre teve atenção da humanidade, milênios se passaram e não chegamos em um consenso. Muitos outros se passaram e não teremos uma resposta definitiva.
Poderia o homem afirmar que Deus existe ou não, diante de seu conhecimento ínfimo sobre o universo?
Porém apesar de não poder afirmar sua existência, tenho fé pois na sua não existência o universo parece carecer de sentido.
Não posso afirmar crer que existe vida inteligente fora da Terra, prefiro afirmar a possibilidade de existir.
Nosso universo é infinito, logo há grandes possibilidades. Bem, diante da infinitividade, me parece plausível que as condições que geraram vida na Terra se repitam em outro ponto do espaço.
Não aparenta egoísmo afirmar que estamos sozinhos no cosmos? Afirmar isto é supor que o ser humano é o centro do universo, o centro das atenções. Na verdade, para mim, somos apenas mais um grão de poeira estelar no universo.
3. Sentido da vida:
Longe de mim querer sintetizar algo tão complexo, mas não seria o sentido da vida aprender?
Sim, aprender e evoluir com nossos erros e com os dos outros, para que assim possamos ser pessoas melhores e entrar em harmonia com a sociedade.
Se este aprendizado é em apenas uma vida só ou segue após a morte é outra questão.
Sobre este assunto leia: Encontrando o sentido da vida na morte
Sobre este assunto leia: Encontrando o sentido da vida na morte
4. Nossa vida é real?
Neste caso, teríamos um livre-arbítrio? Controlaríamos nossa vida? Ou seriamos como meros fantoches controlados por uma força superior?
Pois bem, chegamos ao fim de mais um conversa, espero que tenha sido produtiva, é verdade que surgiu mais perguntas do que respostas, mas, isso já era esperado. Seria estranho, e triste, sim assim não o fosse. Afinal, é essa a magia da Filosofia.
Caso tenha gostado, compartilhe e siga nas redes sociais:
Caso tenha gostado, compartilhe e siga nas redes sociais:
João, você respondeu todas as perguntas que responderíamos e ficou na mesma dúvida quanto a probabilidade da nossa existência ser real ou não. Acontece mais na adolescência. Somos reais sim. Mas vivemos completamente "isso existe"?
ResponderExcluir" complexamente "e não completamente
ResponderExcluirTalvez possamos dizer que existimos mas nao necessariamente da forma que imaginamos
ResponderExcluirSim porque cada pessoa pode nos ver de uma forma e nós mesmos nos vermos de outra forma completamente diferente deles ou melhor, seria como se tivéssemos diversas identidades sendo uma para cada um que nos vê.
ResponderExcluir1- O termo "Deus" é adotado geralmente por aqueles que não se fundamentam nas Leis Universais, a referência é usada por força de tradição entre Espiritualistas, mas sabe-se muito bem que há disparidades entre suas supostas atribuições e suas definições, não pode haver respostas definitivas envolvendo o plano Material e o Espiritual, as respostas vão surgindo de acordo com o nível Evolutivo de cada um
ResponderExcluir2-É claro que existe vida inteligente fora da terra, mas não nos termos superficiais em que é suposta- A terra, do ponto de vista moral e espiritual, é um dos globos mais atrasados do Universo, as provas estão no dia-a-dia- Há uma quase infinidade de seres Evoluidos que regem o Universo.
3- O sentido da vida é exatamente a Evolução, e é essa Evolução que nos permitirá também sermos co-administradores do Universo...