quarta-feira, 15 de janeiro de 2020

Guerra - Para quê?

  

Crianças mortas. Prédios em ruínas. Viúvas desamparadas. Cidades destruídas. Sociedade s em colapso. Fábricas sem trabalhadores. Famílias perdidas. Campos minados. Violência e morte em proporções gigantescas. Tudo isso espreita novamente a humanidade, apesar de toda "evolução" do século XXI e da modernidade.


  Discussões encaloradas surgem nos mais diversos ambientes, do barzinho a faculdade, sendo possível encontrar, nas redes sociais, tanto memes sádicos como também longos textos que não passaram, e nem tiveram a pretensão de passar, pelo crivo do raciocínio lógico. 

 Questiona-se se haverá guerra entre Irã e EUA, ou ainda quais proporções essa guerra emergente, ou não, tomará, estaríamos nos aproximando da terceira guerra mundial? Seria a eliminação, palavra neutra para não tomar lado nenhum neste momento, do general iraniano Qasem Soleimani momento histórico semelhante ao atentado contra o príncipe húngaro Francisco Ferdinando? 

  Ou ainda se discute a legitimidade das ações do exército americano, para alguns um ato temerário de guerra, para outros um ato heroico no combate ao terrorismo. Mas nenhuma destas é a discussão essencial para este trágico momento. 

  Para que? E Por quê? 




  São dois questionamentos vitais à todas discussões, aqui não é uma exceção. Tanta morte e destruição vale os resultados pretendidos? Quanto custa uma vida? 

 Em uma visão crítica uma guerra EUA x Irã (em outras palavras ocidente versus oriente) representa o ápice de um choque de interesses políticos e religiosos, que daí misturam-se com xenofobia de ambos os lados. 

  Interesses estes que estão muito afastados de combater a fome, a pobreza, a ignorância, e outros males da humanidade. Esta guerra, e todas as outras, é um combate entre egos e o embate entre sedes de poder, e então, a religião e o combate ao terrorismo servem como disfarce para a concretização de interesses obscuros.



 Queira ou não a guerra sempre esteve presente na história da humanidade, sendo até certo ponto natural e necessária (considerando a expansão territorial essencial à agricultura, que exigia mais e mais espaço na medida que a população das sociedades cresciam), mas já deixamos a pré-história a muitos séculos, certamente podemos trabalhar conjuntamente, de forma  global, para um mundo livre de guerras.

Leia também: 

 - O problema é justamente o excesso de informação. 

 - Como a religião irá se comportar com o progresso da humanidade?


  Muitos são atingidos neste embate de poder, nesta medição de narizes, para não falar algo mais chulo, estas vidas importam menos que orgulho e dinheiro? Perante interesses obscuros pessoas são apenas número, fatalidades.



O Ágora do Pensamento permanece firme ao longo destes 5 anos, claro com altos e baixos, mas sempre lutando para manter a coerência e boa qualidade em nossas postagens, você pode até não concordar com nossos artigos, mas isso não é problema, até é nossa intenção, que você participe da discussão para alcançarmos um melhor conhecimento. 
É sempre bom deixar claro que aqui é um espaço de livre discussão, o Ágora pertence a todos que queiram participar da produção, e divulgação, de conhecimento, portanto, fique a vontade para comentar. E mais, caso você tenha vontade de escrever entre em contato que analisaremos sua candidatura a vaga de colunista.

Se você gostou do texto compartilhe nas redes sociais!
Até a próxima!


Nenhum comentário:

Postar um comentário