terça-feira, 24 de março de 2020

CORONAVÍRUS E ÁFRICA: Um caso de hipocrisia

  

O que vou falar agora pouca gente falou, a grande mídia pouca toca neste assunto, e particularmente não li nenhum artigo sério neste sentido, talvez você não concorde com o que vou dizer, talvez ache uma grande besteira, mas tudo bem, é muito natural. 

  Já comentamos sobre a pandemia do COVID-19, no artigo CORONA - Somos Animais Racionais? - onde faço uma provocação sobre a famosa racionalidade humana. Leia clicando aqui 

  Com este artigo não estou querendo menosprezar o combate e à prevenção ao COVID-19, no entanto além de mortes e infectados esta pandemia traz uma grande hipocrisia ao mundo. 

  Sim, você não leu errado. Não muito tempo atrás tivemos um surto de Ebola, em 2013/2014, que atacou severamente o continente africano resultando cerca de 11 mil mortes em toda África

  Apesar da quantidade considerável de mortes o Ebola não provocou a mesma repercussão do que o COVID-19, muito embora a taxa de mortalidade tenha sido parecidas. 

  Me parece que em mundo ocidental e branco, dominado por um eurocentrismo, vidas africanas, vidas negras não importam. Uma praga somente se torna de interesse internacional quando atinge a Europa, até então é um problema local, e os atingidos que se virem. 

  E isso é claro ao analisar os passos da história, não é só em relação à doenças, a África vem sendo historicamente molestada por revoluções sanguinárias, miséria guerras civis, descasos políticos, corrupção, e o "resto" do mundo pouco faz, ou em até alguns casos age contra os interesse do povo africano para lucro próprio. 





 E da fato, se analisarmos os noticiários o continente africano vem sendo literalmente esquecido nas notícias, muito embora seu sistema de saúde já muito frágil e suas moradias precárias tornem a maioria das localidades africanas muito vulneráveis a proliferação do vírus. 

  As esperanças de que a sociedade internacional tome alguma atitude em prol dos países africanos, afinal a AIDS já dizima milhões no continente e até agora pouco se fez. 

 E aqui a hipocrisia se torna ainda maior considerando que a Europa durante o período da colonização e neocolonização explorou, esmagou, extraiu, usufruiu, corrompeu a África, as Américas, as Ásias, Ilhas do Pacífico, Oceania etc., até não poder mais, deixando povos desolados e corrompidos, sem estrutura necessárias para um desenvolvimento de uma nação saudável. 


  E então quando o "terceiro mundo", expressão retrograda eu sei, "tem problemas" a Europa diz "eles que se virem", afinal é cada um por si no mundo, sendo que os países europeus alcançaram elevado nível econômico pelo esforço e sacrifício dos colonizados. 

  Não creio que é exagero dizer que os neocolonizadores possuem uma dívida histórica com o resto do mundo. 


Gostou do texto? Achou uma discussão importante? Compartilhe!

Siga no facebook: Ágora do Pensamento

Leia também: 



Nenhum comentário:

Postar um comentário