segunda-feira, 7 de maio de 2018

Vícios: Adicione a Lixeira




VÍCIO é uma espécie de hábito que traz problemas físicos e/ou psicológicos ao praticante e ainda a abstinência pode acarretar problemas tão graves quanto o uso. Além disso, dependendo do contexto, as pessoas a sua volta também podem ser prejudicadas.
Existem vários tipos de vícios: substancias químicas, jogos de azar, aparelhos tecnológicos, dependência sexual, adrenalina e outros.

As pessoas que são viciadas em algo, almejam a sensação de bem estar; alívio; relaxamento e etc. Os principais indicadores de uma pessoa viciada seria, a busca pelo vício e seu aumento gradativo constantes e/ou o comportamento do indivíduo na ausência de seu consumo (ex.: o descontrole, inquietude, ansiedade). O vício tem como base fundamental: o prazer.


Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner






Então esqueçam o mito dos 21 dias, nem os hábitos e nem os vícios são formados ao fim do vigésimo primeiro dia, e sim pela repetição e o nível de satisfação da recompensa.

Uma experiência com ratos foi feita:



Colocaram um rato em uma cela, nela deixaram duas garrafas de água. Uma possuía água pura, na outra água misturada com cocaína ou heroína.
Em quase todas as tentativas o rato sempre viciava na água com a droga, ingeria até a sua morte. Contudo o professor de psicologia Bruce Alexander reparou que nos experimentos o rato sempre estava numa cela isolado e sem muito a se fazer. 
Então usaram uma tática nova, criando um "parque de ratos", havendo outros ratos, brinquedos, tuneis para descerem, bolas coloridas, amigos para brincar e ainda poder fazer sexo :D. o
Ou seja, tudo que um rato poderia querer. Além da haver água comum e a água com a droga. Em resultado ao experimento, água com heroína quase nunca era tomada!

Outra experiência foi feita, na Guerra do Vietnã!

20% das tropas americanas usavam heroína!!
Com isso os cidadãos estadunidenses acreditavam que haveria uma população viciada com a volta dessas tropas com o fim da guerra. Entretanto 95% deles pararam de usar depois de voltarem para casa. 
Em comparação ao rato, os soldados foram colocados em um país estrangeiro, com a função de matar ou morrer, a heroína teria a função de uma fuga desse horror que eles passavam.

O filosofo grego Epicuro acreditava que devíamos buscar o prazer e evitar a dor. Pode se dizer que não se come pelo prazer que o ato em si dá, mas pela satisfação de não estar com fome. Contudo o mesmo citava que o exagero no consumo do prazer poderia causar a dor.
"O desejo da carne é não estar faminto, não estar sedenta, não ter frio’’.
Mais sobre Epicuro: Filosofia da Felicidade

Pense comigo! Quando estamos felizes nos unimos aos amigos, de outra maneira quando tristes e derrotados nos isolamos e buscamos um alivio. Em fim o que quero dizer é que o problema do vício é a crise do isolamento.
O isolamento social é tão prejudicial quanto tabagismo, afetando o sistema imunológico, pode causar Alzheimer e depressão além de outras doenças e danos biológicos e psicológicos irreversíveis. Sendo que o isolamento social não se define pelo quão só se está no mundo concreto, mas sim na percepção da pessoa sobre sua situação é que se faz o problema.

Legalização das drogas: SIM ou NÃO?

Devemos acolher os nossos próximos, olhar e tentar ajuda-los e não afastar como em boa parte dos casos que vemos de pessoas viciadas ou até mesmo EX - viciadas sendo definitivamente excluídas dos círculos e de futuras chances de ressocialização. O vício é um caminho que leva até a morte sem sentir a dor que já se sente. 
 Caso tenha gostado compartilhe e siga nas redes sociais!

Indicação de leitura: A Faculdade dos Excluídos 




Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner



Nenhum comentário:

Postar um comentário