quarta-feira, 25 de julho de 2018

Raízes do Populismo - A Política do Aproveitador

Seguindo a linha de pensamento que foi trabalhada no artigo Raízes do Autoritarismo - Política do Medo, hoje vamos abordar mais uma modalidade de corrupção política, isto é, um meio do qual os políticos utilizam para enganar o povo afastando-se do interesse comum para atender os próprios interesses.

Vamos observar o que é o populismo, qual é a vantagem para os políticos degenerados, os seus malefícios para a sociedade e por fim, vamos nos vacinar contra ele.



O que é o populismo?


Independente de ideologia, seja de direita ou esquerda, conservador ou liberal, o populismo é um perigo e está por todo os lados, um populista se aproveita da fraqueza do povo para se mostrar necessário. 

Em um cenário onde a desigualdade social o populismo ganha forças, pois o populista tira vantagem da miséria e do medo, assim, levantam bandeiras que são verdadeiros "heróis", muitas vezes defendem que são os únicos "salvadores" e que seus concorrentes políticos são inimigos do povo.
 
Com discursos bonitos, com palavras chaves e eloquências (seus discursos geralmente acabam em gritarias), evocam temas como: pobreza, crises econômicas, violência, inflação, drogas, comunismo, capitalismo, e muitos outros. 

Instigam o povo contra inimigos que não existem, para que sua campanha política seja mais fácil, uma campanha política que não tem como objetivo resolver algo, e sim, somente manter o poder.  

ORIGENS POPULARES


Outra características dos populistas é que estes tendem a querer dissociarem-se do restante da classe política, não cansam de repetir que são diferentes, são povo como o povo, ou em italiano: "Tutti buona gente"

Desta forma, gostam de destacar suas origens humildes, operária, ou então, se de direita possuem orgulho de terem sempre sido empresários de sucesso, mas vivem em contradição porque todos em suas vidas políticas vivem na teta da vaca chamado Estado. 



O populista nasce na oposição, luta contra o sistema atual, e de certa forma nunca perde o status de oposição, mesmo no governo, porque a luta é constante contra o "inimigo", que nunca é alcançado, exatamente porque suas medidas governamentais são apenas de aparência, causam efeitos positivos de curto prazo, mas a longo prazo causam efeitos destrutivos. 

É aqui que mora o perigo do populismo, a sua falta de compromisso com a eficiência de suas propostas, sua campanha política é pensada somente para ganhar a eleição, e quando consegue somente age para manter o poder. 

Portanto, a vacina contra esses enganadores é a desconfiança, tenha cuidado com políticos que prometam mundos e fundos, não se acaba com o problema da noite do dia, é necessário muito trabalho. 

Não deixe que pense por você, construa sua própria opinião, não deixe se influenciar, não importa se seja uma pessoa querida ou que você tenha simpatia, cheque se o que está sendo falado de fato é verdade, seja crítico.

Lembre-se, como sempre dito aqui, não existe soluções fáceis ou mágicas. 

A corrupção vai muito além do desvio de interesse, é a perda da fidelidade com o povo, e a prevalência do interesse particular sobre o coletivo, a vitória do egoísmo sobre a solidariedade. 

Só assim seremos livres. Populistas não defendem aquilo que afirmam defender, são egoístas que só pensam em uma coisa: PODER

Não percamos a esperança!



Se você gostou desse texto compartilhe.

Curta a página no facebook: Ágora do Pensamento


Nenhum comentário:

Postar um comentário