segunda-feira, 9 de julho de 2018

Política do Medo - Raízes do Autoritarismo

Já se perguntou como o nazismo e fascismo alcançaram o poder?


Vamos conversar sobre isso!

Tanto Hitler, como qualquer outro líder, foi essencialmente um grande estrategista, soube trabalhar muito bem com o psicológico humano. Pessoas como o líder nazista surgem em momentos de crises, e através de diversos gatilhos mentais mexem com a cabeças da população fazendo parecer que são necessários para o bem da nação.

Mas pelo contrário, como a história provou mais de uma vez, são na verdade muito nocivos ao seu país, e em casos extremos, ao mundo como um todo.

Este artigo, portanto, é um alerta ao perigo do autoritarismo. Melhor, até porque que o autoritarismo é ruim chega a ser óbvio, mas aqui alertamos para a importância de notar as características do autoritarismo para cortar o mal pela raiz. 


Hoje para nós, os modernos, é muito fácil criticar o nazismo, afinal suas atrocidades são óbvias, mas se estivemos na Alemanha pré-nazismo será que conseguiríamos prever o autoritarismo e evitar que Hitler subisse ao poder? Fica a reflexão!

Não podemos voltar ao passado, ainda, mas temos o dever de aprender com o passado e evitar a sua repetição. Então, a dúvida que fica é: somos capazes de perceber autoritários?

Como identificar um autoritário? 


Hoje apresento umas das mais poderosas, e comum, ferramentas do autoritarismo: o MEDO.



Não apontarei nomes, mas políticos como Hitler e Mussolini existem em nosso atual contexto, e inclusive em nosso país, e infelizmente são mais comuns do que o desejado. 

Paradoxalmente ou não, esse tipo de político alcança uma boa taxa de popularidade. 

Geralmente possíveis autoritários surgem na oposição do regime atual, sempre destacando, de forma acalorada, os problemas do governo, porém, não apresentam soluções, ou quando apresentam não demonstram provas reais da praticidade de suas propostas. 

Em outros termos, é a política de conversa, política que só fica em palavras, sem ações. 

Esses políticos ainda utilizam-se de uma artimanha de afirmar que no passado tudo era melhor, que a economia era mais forte, que existia mais segurança, etc. Mas não consideram a quantidade enorme de variáveis que devem ser lavadas em consideração, em resumo, é um discurso inteligentemente desonesto. 


E apelam ao MEDO, citam a violência, ameaças externas, terrorismo, desemprego, etc, dando um solução muito simples - REPRESSÃO - no entanto, a política, em todos seus aspectos, nunca é simples. Dão declarações de para resolver a criminalidade basta prender mais e por mais tempo, mas não é bem assim. Estudiosos dedicaram anos de trabalho para detalhar a relação entre coerção estatal e diminuição de violência. 

Tudo não passa de estratégia política, no fundo sabem que o que falam não representa uma solução real para o problema, mas é altamente eficaz para conseguir votos. 

Assim, através do APELO AO MEDO várias atrocidades foram cometidas, como genocídios, guerras, atentados, holocaustos, prisões arbitrárias. E quando vemos, o mal já está feito e é tarde demais.

COMO EVITAR UM AUTORITÁRIO?  

PRIMEIRO - Ter a consciência que não existem medidas fáceis e mágicas, esqueça promessas milagrosas, desconfie de candidatos prometendo serem heróis da nação. 

SEGUNDO - Nutre paixão pelo conhecimento, procure aprender por si próprio, prezando pela pluralidade de fontes, estamos em uma revolução do conhecimento, hoje a informação do mundo todo está literalmente na palma da mão. 

TERCEIRO - Critique, seja crítico, tenha uma posição de desconfiança em relação à tudo e à todos, e muito importante, não tenha político de estimação, óbvios todos temos nossas preferência mas é fundamental fazer cobranças e críticas, lembre-se político não é time de futebol! 

QUARTO - Por fim, participe ativamente da política, converse e debate independentemente de posição política ou ideológica.




Claro que existem muito mais passos que ajudam nessa odisseia contra o autoritarismo, mas essa é a minha contribuição, dê a sua nos comentários, como evitamos o autoritarismo? 

Conseguiu identificar algum político autoritário? 

Curta nossa página no facebook: Ágora do Pensamento

Indicação de leitura:  

Vamos privatizar os correios? 

Um comentário:

  1. O que são o nazismo e o fascismo (ambas vertices tbm marxistas) perto do comunismo que matou 10 vezes mais e ainda esta por ai matando e impondo as mesma formas de ditaduras e metodos de guerrilha e totalitarismo pra chegar ao poder.

    ResponderExcluir