segunda-feira, 24 de setembro de 2018

Os Quatros Cavaleiros do Apocalipse - Deus morreu



É perceptível que após o fim da Idade Média, a Igreja Católica perdia seu poder de dominação aos poucos, como causa as disseminações das ideias de Lutero e Calvino sobre a fé, os comerciantes em ascensão formando um grupo chamado de burguesia, a mudança na arte através do enaltecimento da cultura Greco-Romana, os avanços nos campos científicos e tecnológicos e toda a filosofia racionalista se sobrepondo a fé. Como consequência desses e outros fatos, surgiu mais tarde, as revoluções industriais e a Revolução Francesa, esse último em destaque já que o clero perdeu de vez seu controle direto sobre a civilização ocidental.
Em análise, na nossa sociedade, percebemos que nós mudamos bastante a forma de pensar, não somos mais ignorantes como as pessoas eram na Era Medieval, devido a facilidade de encontro as informações e fontes de conhecimento. Então Deus morreu, pelo simples motivo da nossa mudança de concepção da realidade, não precisamos mais de Deus, ele não possui mais nenhuma utilidade, o homem como medida de todas as coisas com sua racionalidade e a ciência, ele pode montar e desmontar qualquer coisa, entre elas: Deus.
"Deus morreu! Agora é a vez do homem, ou melhor, do Super-Homem!" -Nietzsche.

Durante a Idade Média, o homem que renunciasse a Deus, estaria cometendo um erro fatal, já que isso poderia leva-lo a um lugar infernal, de chamas eternas, logo todos temiam ao poder de Deus. Porém com as contestações de Lutero sobre esse Deus tão mal, começaram a partir daí, a mudança na visão do povo sobre Deus, tornando um ser mais amoroso e misericordioso. Logo com o passar dos séculos a ciência, o antropocentrismo, e a valorização da razão tomava frente e Deus perdia seu lugar aos poucos.
Devido ao sua repercussão pode se dizer que a II Revolução Industrial foi o grande marco para a chegada dos "4 cavaleiros do Apocalipse" sendo eles: Darwin, Marx, Freud e Nietzsche. 

Dessa maneira, na Bíblia, no livro das Revelações(Apocalipse) cita que existem sete selos que manifestam acontecimentos do fim dos tempos, sendo que os primeiros quatro trazem os cavaleiros. Assim cada um deles teve sua importância para a queda de Deus, no entanto vou focar naquele que anunciou a queda da moral cristã e a proposta de renovação individual, através do Super-Homem.
"Observei quando o Cordeiro abriu o primeiro dos sete selos. Então ouvi um dos seres viventes dizer com voz de trovão: "Venha! Olhei, e diante de mim estava um cavalo branco. Seu cavaleiro empunhava um arco, e foi-lhe dada uma coroa; ele cavalgava como vencedor determinado a vencer." – Apocalipse 6:1-2

Aquele filme, fraquíssimo, Deus não está morto, pouco tem haver com o que Nietzsche diz sobre a morte de Deus, mas o que ele quer dizer não é uma questão de ateísmo, já que não nega sua existência, Nietzsche fala que como causa da mudança de pensamento e a relação do homem com a vida em si, o capitalismo, a supervalorização do eu, a independência proporcionada pela ciência e razão fortaleceu o homem e Deus se enfraqueceu. 
Por exemplo: ninguém fica só rezando quando está doente, a pessoa pelo menos toma um remédio, porque ela acredita que se ficar só de oração pode morrer. Outro exemplo, a Teologia da Libertação que busca explicar os fatos religiosos como os milagres divinos através da ciência - Olha outro cavaleiro ai (Marx) - Ora se a ciência consegue dizer como multiplicar os pães naquele período, hoje então é uma questão de tempo pra que algum (gênio) invente um multiplicador de pães e esteja passando na TV pra você comprar e usar em casa.
Contudo se Deus morreu, Nietzsche propõe uma nova forma de ver de o mundo sem ele, a criação de uma nova moral, um homem e mulher fortes para resolver suas próprias questões e problemas. Um ser que consiga lidar e enfrenta o enorme vazio do universo, a indiferença do universo se reduz ao poder do Super-homem. Eis o fim da moral do fracos, aqueles que não conseguem lidar com a existência sozinhos, que necessitam criar um Deus pra protege-los pra justificar esse niilismo que existe, fugir da realidade e esperar uma salvação é um erro ou senão o erro da vida. Se existir pecado, esse pecado é o apego, se existir liberdade e respostas ela é o super-homem.
Deus nada mais é do que uma tentativa de explicar, dar sentido a indiferença do universo.


Deixe sua opinião nos comentários. 

Caso tenha gostado compartilhe! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário