quarta-feira, 6 de junho de 2018

Não Existe Felicidade Plena – A Ditadura da Felicidade




A sociedade possui muitas ditaduras: de beleza, de corpo, de blá blá blá e outras coisas que a mídia, o senso comum reforçam juntamente com a minha avó! Ressaltando no que vamos tratar aqui: a ditadura da felicidade.

Como posso ser feliz?

Foi descoberto a fórmula da felicidade!

Veja como realizar seu sonho e viver feliz!

Pra ser feliz tem que fazer isso!

Clique aqui e seja feliz!

Provavelmente, uma das coisas mais fáceis de se encontrar na internet é dicas, receitas e até manuais de como ser feliz (na vida, no trabalho, na escola e etc.). Em contraste, se pesquisar: como ser triste, não vai ser tão feliz assim na busca, como foi na anterior. Assim chegamos as perguntas: Mas afinal de contas, o que é felicidade? Por que as pessoas querem ser felizes? Pra que serve a tristeza?
"Felicidade é o estado de quem é feliz, uma sensação de bem estar e contentamento, que pode ocorrer por diversos motivos. A felicidade é um momento durável de satisfação, onde o indivíduo se sente plenamente feliz e realizado, um momento onde não há nenhum tipo de sofrimento."

Fonte: https://www.significados.com.br/felicidade/

Como ser feliz no trabalho?




Ok. Então a felicidade é um estado de momento durável de SATISFAÇÃO! Agora fiquei em dúvida sobre até onde vai esse momento de satisfação? Até as circunstâncias mudarem, conquistado nosso objetivo vamos desejar algo novo!

Talvez, isso seja uma forma de dar sentido à vida. Afinal por que nossa vida acabaria terminando como num romance romântico no qual acaba no casamento feliz? O que acontece depois do casamento feliz se era o ápice da felicidade vamos possuir a felicidade para sempre, agora?
No instante seguinte surge o realismo mostrando o que era o ápice da felicidade caindo na insatisfação e por consequência a busca por novos objetivos. Em virtude da insatisfação sempre presente em nós, acredito que ela seja crucial para a evolução da humanidade.

Exemplificando, olhe pra essa tela! Isso é uma prova de que nós não estávamos satisfeito com o rádio, então estudamos e criamos a televisão, depois não foi o suficiente criamos os computadores e hoje os smartphones!
 

E a tristeza, pra que serve?

Continuando, a tese já criada:
Em muitas as vezes a tristeza é um alerta, dessa insatisfação, o início da formação de um novo caminho para seguir, até mesmo a felicidade que já almejamos precisa passar por essa dor. Dessa forma pode ser também vital a evolução. Hoje em dia as pessoas evitam a tristeza, elas tem que cair e levantar logo.

Em experiência própria, já vi muitas pessoas ficarem tristes pelos cantos, mas quase sempre eu ou alguém ia automaticamente dar um força, alguma motivação "forçada" pra ver a pessoa sorrir, tudo bem que a tristeza possa ter essa função de pedir ajuda, só que em algumas situações pode ser trágico para o desenvolvimento da pessoa, assim fazendo ela sentir uma falsa sensação de felicidade.



Além disso a tristeza pode nos acender o sentimento de esperança.
Enfim a sociedade pressiona as pessoas que pensam diferente, em agir igual aos demais. Como deve ser difícil tirar uma foto triste e postar nas redes sociais? Como deve ser olhar as pessoas felizes com o ar de tristeza?
No nosso tempo, as pessoas almejam tantas coisas para se tornar felizes, que a medida que conquistam vão querendo sempre aumentar os elementos da sua felicidade tornando-se cada vez mais difícil conseguir, logo percebem a dificuldade e entram em desgraça, causando em alguns a tão contemporânea: depressão.
A tristeza é impossível, não surgir! A felicidade é improvável ficar! Os estados tem que existir para diferenciar os momentos da vida, a tristeza e a felicidade são essenciais para distribuir nossa vida, pelo simples motivo de sermos luz e sombra! Romper com a ditadura da felicidade é atingir um estado de liberdade!



Outros textos de Pedro Pomponet:

Vícios: Adicione a lixeira
A Faculdade dos Excluídos

Indicação de leitura:

O que é a felicidade? 
Encontrando o sentido da vida

Compartilhe nas redes sociais
Curta no facebook: https://www.facebook.com/AgoraPensamento

Conheça o Steemit, um site onde você pode escrever um blog, ler textos, comentar e participar de uma comunidade que cresce todos os dias e ainda ganhar dinheiro.
Entre em contanto conosco pelo e-mail jaoprobst@gmail.com para entender mais!
Até o próximo artigo!



Nenhum comentário:

Postar um comentário