segunda-feira, 19 de março de 2018

Como Ser Feliz no Trabalho?

Você sabia que 80% das pessoas estão insatisfeitas com seu trabalho? 

É o revela uma pesquisa feita Delloitee´s Shift Index no Estados Unidos, apesar de não gostarem do que fazem continuam na mesma empresa, em alguns casos por anos. Leia mais sobre a pesquisa.

Se você não é feliz no trabalho pode ser sinal que você ou está no trabalho errado ou está errando no como fazer ou agindo por motivadores não adequados. 

O Que É a Felicidade?

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner



Com esta informação pode observar certos fatos:


Imagine como isso pode ser prejudicial, primeiro para o próprio indivíduo, que trabalha sem a menor alegria ou gosto, não enxergando um propósito no que faz, segundo para a própria empresa, por ter um profissional desmotivado.
 
E ampliando a visão podemos perceber como esta pesquisa explica muitas coisas do nosso cotidiano, mais da metade, uma imensa maioria trabalha por trabalhar, está ai uma causa de existir tanto ódio, grosseria e egoísmo na sociedade. 

80% das pessoas em seus ofícios carregam energias pesadas, que certamente produzem palavras, sentimentos e comportamentos negativos, e claro que tudo isto é levado para fora do local de trabalho, para a casa e para a comunidade.

E um dos fatores que levam a tamanha insatisfação é a posição social que o dinheiro ocupa em detrimento da felicidade, até porque tem-se uma falsa noção de que dinheiro é felicidade.

E há quem diga que é impossível trabalhar e divertir-se ao mesmo tempo, afinal é trabalho. Entretanto, eu creio que possa haver uma melhor realidade, onde as pessoas são mais satisfeitas e autoconscientes.

Claro que dinheiro é bom e necessário, além de que ninguém será feliz ao trabalhar no que gosta sem receber nada ou em quantia irrisória, mas é uma dicotomia achar que satisfação e realização financeira são dois lados opostos, pois uma pessoa satisfeita certamente será mais eficiente.

Vamos analisar melhor isto.

AUTOCONSCIÊNCIA  

 "Autoconsciência é a buscar por si mesmo"
Quando se fala em trabalhar com satisfação não necessariamente trabalhar com aquilo que se gosta ou com algo divertido, poucas pessoas tem esta sorte.

Mas sim, ter uma boa taxa de adaptação ao trabalho, pessoas são diferentes, cada uma possui seu perfil, com características, qualidades e defeitos próprios, o que não torna ninguém melhor ou pior, apenas com personalidades mais adequadas para determinada vaga.

E aqui percebemos que para sermos melhores em nossos trabalhos se faz necessário conhecermos a nós próprios, ter uma autoconsciência elevada, pois muitas vezes o que achamos que somos ou vemos como ideal na verdade não passa de falsas crenças e limitadores.

"E sinceramente, se o seu local de trabalho não te satisfaz ou não te proporciona as vantagens desejadas, ou ainda não irá te dar oportunidades para crescer como pessoa e profissional você está na empresa errada."

A partir do momento que o indivíduo possui maior conhecimento sobre motivadores, comportamentos e valores pode agir de forma mais coerente com si próprio.
Muita vezes estamos em um determinado emprego que não gostamos, ou que não encaixa-se em nosso perfil e sequer percebemos.

Ou ainda, estamos conscientes de nossa insatisfação, porém, não sabemos exatamente o porquê, isto é, o que dentro de nossa rotina nos torna infelizes. 

Lembre-se de que não é você que não serve para a função, mas sim a vaga que não serve para você. Todos possuem uma vocação, aceitar isso é um bom primeiro passo para a felicidade ocupacional.

Há também diferenças consideráveis entre o que o indivíduo de fato é, suas características pessoais, e o que ele considera sobre si mesmo, são falsas crenças sobre nós mesmos que nos afastam de nosso verdadeiro propósito minando nosso potencial.

Como Ser Autoconsciente:


Primeiramente é importante citar que a busca pela autoconsciência é uma caminhada sem fim, apesar de existirem técnicas, não há nada como uma fórmula perfeita.

Um passo que sempre deve ser visto com atenção é a auto-provocação, que consiste em sair da zona de conforto com objetivo de viver novas experiências e adquirir novas habilidades e conhecimentos, revelando uma nova face do seu "eu" que até então era desconhecida ou pouco explorada. 

Felizmente, existem métodos científicos que podem nos ajudar nesta "missão", como a Axiologia Formal que tem como principal base teórica o livro Structure of Value, do Dr. Robert Hartman, publicado em 1967. 

Você pode gostar também deste artigo: 

TOP 5 - Como ser Feliz!

Através da psicologia e muita muita matemática, o Dr. Hartaman criou uma ferramenta capaz de dizer com assertividade a personalidade de cada indivíduo. Através de várias perguntas e testes lógicos a máquina interpreta quais valores e motivadores são determinantes para cada pessoa, dividindo em vários grupos com características próprias. 

Outro método disponível é Avaliação DISC, teoria publicada pelo psicólogo William Marston no livro Emotins of Normal People que mede o comportamento Você pode testar a ferramenta aqui:

   Pacto RH- Avaliação DISC




Claro que existe inúmeras técnicas, mas aqui já está um bom começo. Qual é a sua opinião? Está satisfeito em seu trabalho? Possui vontade de evoluir como pessoa e profissional? Deixe sua opinião nos comentários e compartilhe nas redes sociais!!

 Página no Facebook
Instagram: @agoradopensamento

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

 

Nenhum comentário:

Postar um comentário