segunda-feira, 4 de junho de 2018

A Religião está Morrendo - Sentiremos Falta?


Engana-se quem crê que poderia existir uma realidade onde nunca existiu a religião. 

Isto se dá por uma razão muito simples. 

A existência da religião é fruto da condição humana, o homem pela sua curiosidade e eterna necessidade em solucionar mistérios e desvendar fenômenos naturais sempre criou hipóteses. A capacidade de pensar racionalmente é o que nos difere do resto dos animais. 

Então para cada fato na natureza o homem desenvolvia uma explicação, nem sempre certo ou assertiva, e mais a humanidade sempre buscou um valor cósmico para a sua existência, e não é para menos, afinal diante da complexidade do corpo humano e da natureza em geral é fácil imaginar que o homem primitivo não acharia outra resposta senão no divino. 

Uma tempestade era Thor com raiva das ações humanas, o deslocamento do sol era Apolo em sua carruagem, uma solteira grávida era Zeus que a encantou visitando a terra em forma de pombo ( o mito do boto responde igualmente), a chegada do Inverno era Perséfone descendo ao submundo junto a Hades. 

Os exemplos são vastos, cada sociedade criava seus mitos para explicar a vida. 

QUAL É A DIFERENÇA ENTRE MITOLOGIA E RELIGIÃO? 




Até certo ponto não há muitas diferenças entre mitologia e religião, a religião de hoje é a mitologia do futuro, lembre-se que paro os gregos antigos Zeus, Apolo, Afrodite e todo o panteão politeísta não se tratava de mitologia, apenas de tornando assim quando foi substituída pelo monoteísmo cristão. 

Podemos encontrar muitos mitos na bíblia, como a queda de Lúcifer, Adão e Eva, A arca de Noé, anjos e arcanjos etc. Coisas que para o lado racional do cérebro humano são incríveis, no sentido de serem difíceis de crer, daí nasce o significado da fé, acreditar no inacreditável. 

Voltando ao mundo antigo, é possível dizer que para todo fenômeno natural era inventado um deus, literalmente "Deus das Lacunas", a cada incompreensão um deus preenchia a lacuna. Chegava ao ponto de vários deuses serem esquecidos e negligenciados. 

O detalhe é que conforme a humanidade progredia em seu caminho racional, buscando explicações mais razoáveis, mais e mais deuses perdiam a utilidade, sendo assim esquecidos, até o ponto que o politeísmo foi substituído por um modelo mais adequado ao mundo moderno, o monoteísmo. 

É claro que deuses antigos "desapareceram" mas seus reflexos permanecem vivos na psique humana por meio de arquétipos, mas isto fica para outro artigo para não desvirtuar o assunto ora discutido, só deixando aqui a reflexão acessória: você que se declara ateu, quantas ações suas são influenciadas inconscientemente por valores religiosos?


E claro a ciência atual não está suficientemente desenvolvida para substituir a religião, afinal não somos inteiramente racionais, e onde a razão falha a emoção impera. 

Entretanto, o diagnóstico que fica é: o progresso da ciência é cada vez mais rápido e gradual, e quanto mais esta avança mais a religião perde espaço. 

Isto porque cada vez mais a pessoas informatizadas e com acesso à informação o que torna mais difícil a doutrinação religião, porque o jovem de hoje não se comporta da mesma forma do jovem de 50 anos atrás, temos crianças mais intuitivas e curiosas, com acesso a um mundo de informação na palma da mão, literalmente, podem aprender, e reaprender, por conta própria. 

A RELIGIÃO FARÁ FALTA? 


Como seria o mundo sem religião? 

Perceba como esta pergunta é subjetiva, porque cada um terá a sua opinião, mas perceba também que a religião perder forças é uma consequência natural, está fortemente baseada em um "mundo de incertezas", será necessária em "mundo de certezas". 

No entanto, a ausência de religião não implica necessariamente na falta de fé ou crença em deus, trata-se de agnosticismo teísta, em outras palavras, acreditar na existência de uma entidade divina superior mas sem seguir normas pré-estabelecidas de uma doutrina religiosa. 


É necessário desmistificar que o mundo seria um caos sem religião, isto não é verdadeiro, afinal existem ateus solidários "bons samaritanos", como Angelina Jolie, Bill Gates, e muitos outros, enquanto podemos encontrar "cristãos" que fizeram crimes imperdoáveis contra a humanidade, como Adolf Hitler, Francisco Franco, etc. Fora todas as guerras e atos terroristas motivados pela religião.

A verdade é que religião não define caráter! 

Como a humanidade responderá a ausência da religião só o tempo dirá, mas o que até religiosos concordam é que a boa ação não é, e nunca foi, responsabilidade de nenhum deus, cabe inteiramente, e só a este, ao homem.

Em outro artigo abordarei a possibilidade de união entre ciência e religião, sua possível convivência harmônica e produtiva. 

E para terminar, fico com a frase de William Blake:

"As religiões escuras ficaram no passado ; e reinará a doce ciência"


 Qual é a sua opinião sobre o assunto? A religião deixará de existir? Sentiremos falta?

Se você gostou, compartilhe nas redes sociais! 

Siga no facebook: Ágora do Pensamento


 


Nenhum comentário:

Postar um comentário