segunda-feira, 8 de julho de 2019

Oceano da Informação - Impactos da tecnologia na era da informação



Este artigo é a "versão estendida" de um artigo publicado originalmente na coluna do leitor no jornal Santa de título "A Era da (Des)Informação" onde discorro sobre a grande dificuldade da era moderna em oposição ao século passado. 

Disponível aqui.

Enquanto no século passado a problemática era justamente a falta de informação, sem uma tecnologia capaz de unir os cantos mais longínquos a notícia literalmente levava um tempo considerável para alcançar seu público. A situação teve uma leve melhora com a chegada do rádio, da televisão e da expansão do jornal impresso. 

Então, a internet mudou para sempre os meios de comunicação, a notícia se tornou imediata, a divulgação de um fato somente depende um clique e alcançará milhões de pessoas do mundo inteiro.

Mas, paradoxalmente na era atual não estamos melhores informados do que antes, ou ao menos não como gostaríamos, isto porque se antes o problema era a falta de informação agora enfrentamos a dificuldade do excesso. 




Somos de fato inundados de informação, basta ter um celular com acesso a internet, e sem nem procurar, as notícias pipocam nas timeniles das redes sociais, da mais variadas fontes e qualidades. De forma que ter acesso a informação, na modernidade, não significa estar informado, principalmente diante das famigeradas fake news. 

Assim, é o Oceano da Informação, litros e mais litros de notícias, artigos de opinião, desabafos, vídeos polêmicos, denúncias, somos marinheiros navegando no sentido de ficarmos constantemente informados. 



Alguns de nós somos marinheiros experientes, sabendo utilizar as ferramentas, equipamentos e conceitos do barco da informação, isto é, o domínio necessário para lidar com a informação, o que incluí um bom raciocínio crítico, interpretação textual, conhecimento, cultura, entre outros fatores. 

Em outras palavras, no oceano da informação o navegador experiente é capaz de ir do ponto A ao B sem se perder com a ondas , porque possuí as qualidades necessárias para não se "afogar" com tanta informação, e sem ser atacado pelos
Tubarões da informação , criaturas cruéis e mal intencionadas que sobrevivem da má-informação.

As ondas da polarização política tornam o mar ainda mais revolto e intensamente perigoso, nele é fácil de se afogar.

E existem, então, marinheiros de primeira viagem, sem as qualidades de um bom leitor se perdem em suas viagens marítimas, ou até mesmo afogam se no oceano da informação, são alvos preferidos dos tubarões da informação. 


TUBARÕES DA INFORMAÇÃO



Não entendeu ainda o que são os tubarões da informação? Sem problemas, explico.

São pessoas ou grupos de pessoas que possuem interesse em lucrar com a manipulação de informação, influenciando o povo não necessariamente através da mentira, mas de artifícios enganosos, tipo uma fábrica de fake news com o objetivo de fazer o povo agir de acordo com o interesse de uma classe dominante. 

Suas vítimas prediletas são justamente os marinheiros sem experiência, alvos fáceis que uma vez atacados passam a compartilhar o conteúdo com novas potenciais vítimas, e assim surge um bolo de neve onde a mentira se torna verdade, e a verdade se torna mentira. 

"Uma mentira contada muitas vezes vira verdade". 
Então, a reflexão que fica é como evitar ser vítima dos tubarões da informação? Não é tarefa fácil exige muita dedicação e principalmente auto controle, mas o principal é ser um leitor independente buscando sempre uma variedade de fontes de informação, mas sempre lendo com uma pulga na orelha, sempre com uma saudável desconfiança.



E aí? Você se considera um marinheiro experiente ou um iniciante ávido por aventuras? Consegue evitar os tubarões da informação ou se afoga no oceano da informação? Deixe sua opinião nos comentários.

Um comentário: