quinta-feira, 4 de julho de 2019

A Era da (Des)Informação

*Texto originalmente publicado na coluna do leitor do Jornal Santa



As eleições mais recentes foram de certa forma diferentes das anteriores, registraram-se certos fenômenos que merecem a atenção, estes possuem uma causa clara: a internet.

Não é mentira que a tecnologia beneficia a sociedade em geral, os avanços tecnológicos vem apresentando maravilhas, principalmente na saúde e na ciência, mais especificamente na comunicação os inventos do rádio, da televisão fizeram que a notícia chegasse a lugares afastados e marginalizados, no entanto, em relação a tecnologia nem tudo são flores.

No século passado a grande dificuldade era a falta de informação, quando ainda a internet não era tão acessível existiam poucas fontes de informação limitando-se aos meios tradicionais de comunicação, como jornais escritos, rádio e televisão, além claro do antiquíssimo "boca a boca".

As fake news não são exclusividade desta geração existindo desde que o mundo é mundo, como o clássico exemplo do grande incêndio de Roma onde o imperador Nero imputou a responsabilidade a cristãos, por não seguirem a religião oficial do império, quando na verdade foi este um grande contribuidor para o desastre.



Já em nossa geração o desafio não é o excesso de informação, pelo contrário, a problemática é justamente o excesso, basta ter um celular para ter acesso a um universo sem fim de informação, e de certa forma, ficamos afogados neste oceano, caótico, de notícias, artigos de opiniões, vídeos de desabafos, denúncias, e em quem confiar?

Assim em mundo recheado de informação falsas o cidadão comum, e me incluo, fica vulnerável e constantemente desconfiado, e com razão, passando a desacreditar em meio de comunicação com credibilidade mas confiando em informações vindas das mais diversas fontes, como por exemplo whatsapp, talvez pela maior proximidade,”gente como a gente”, trazer maior segurança.

Então, em quem confiar? Ora, em ninguém, isso mesmo, devemos sempre ter uma pulga atrás da orelha, conferir o que foi notificado independente da fonte, essa é única forma de não sermos manipulados, estar informado é a maior ferramenta para a plenitude da cidadania.


Gostou do artigo? Compartilhe para que a informação chegue a mais pessoas! 

Curta a página: Ágora do Pensamento

Até a próxima! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário