quarta-feira, 27 de junho de 2018

Jesus ou Marx? Pra que Deus?






Nesses últimos dias assisti ao filme: A última tentação de cristo, de Martin Scorsese. E lembrei de alguns questionamentos que tive com meu professor de religião, que é seguidor do catolicismo, no entanto acredita na ideologia dos vermelhos, auto denominado: Socialista cristão. Então a partir daí um questão veio a minha cabeça:

Será que realmente é possível o cristianismo e o marxismo casarem? 

 

Na hora eu pensei: Jesus, o homem que trouxe esperança para seu povo, através das Boas-Novas, um mundo (ou céus) de paz e amor, onde não existirá mal ou pecado algum, no qual o próprio Senhor com seu exército divino trará tudo isso.
Contrastando, Marx propõe um exército de proletariados e não celestial, prega o fim da burguesia e todo o capitalismo, o que seria o satã em outras palavras. Mas Jesus ensinou as pessoas a compaixão e o perdão oposto de Marx que traz um derruba de poder armado e se sujando com sangue (colocando em pratica com Bolcheviques, M-26-7 e etc.).
De maneira rápida:
Marx acreditava no mundo de paz conquistado através da luta armada de seus proletariados contra a burguesia. O fim da propriedade privada, todos obrigatoriamente iguais.
Jesus pregava a paz trazida por ele e suas forças celestiais contra entidades malignas, sem derramar sangue dos seu povo. O fim dos pecados, no entanto, o livre-arbítrio.
O que eles tem em comum: a utopia, resolução de todos os problemas da humanidade.

Então por que não se pode fazer uma síntese com ambos? 

Marx, era um ateu convicto.

 "A religião é o ópio do povo

A igreja, em sua época, era o maior meio de alienação, usado de maneira que os pobres se satisfizessem com a pobreza e a opressão, acreditando em uma esperança futura.

Logo, podemos concluir que a religião é o maior instrumento da burguesia (ou ricos) contra proletariados. Em sua cabeça o ser humano não necessita de Deus para trazer a utopia, apesar de não associar que o problema seja Deus, mas a instituição, entenda um pouco mais a frente.
Logo os socialistas cristãos que tentam conciliar ambos, utilizam de alguns capítulos do livro de Atos, na qual alguns apóstolos pegam o que tem e repartem por boa vontade.
No Marxismo você é obrigado a ceder seus bens (propriedade privada) ao Estado. Assim as pessoas mesquinhas e caridosas entram no mesmo barco obrigatoriamente, em contraste o cristianismo não obriga ninguém a doar nada, a caridade tem que vir do coração, da boa vontade, e não por obrigatoriedade.

Dessa maneira, eu te pergunto: Onde está o livre-arbítrio que Deus deu a Adão e Eva*? 

*uma metáfora para seres vivos.
 

Marxismo ≠ Cristianismo
Teologia da libertação – marxismo na igreja.
Seguindo a ideia do Padre Paulo Ricardo, essa é uma corrente teológica que buscar interpretar a Bíblia e seus fatos por análises científicas, social, imanente, materialista e deste mundo. Em exemplo, o batismo que é um ato de purificação, mas o discurso feito por defensores da corrente concederam que seja algo de via simbólica apenas.

Com o tempo o socialista cristão vai perdendo sua fé por não conseguir conciliar ambos, as explicações científicas, e toda imanência vai retirando a importância de Deus.

Se nós homens vamos conseguir fazer um utopia sozinhos, pra que Deus?

Se a medicina cura e a ciência explica, pra que Deus?


E você? Qual é a sua opinião? É possível ser comunista e cristão ao mesmo tempo sem haver uma incongruência lógica?

Nenhum comentário:

Postar um comentário