segunda-feira, 24 de julho de 2017

Chá com Filosofia # 6


Esta é a sexta edição de uma série que tem como objetivo fornecer um espaço de conversa, literalmente um bate papo, uma discussão filosófica leve, mas ao mesmo tempo recheada de conteúdo e qualidade.

Como sempre afirmo nos textos desta série, aqui não é necessário ter nenhum diploma, basta a capacidade de pensar, e vontade de discutir. Fica aqui, um convite para a filosofia.

Veja a série completa:

Chá com Filosofia #4
Chá com Filosofia #5

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

Bora filosofar:
Qual é o sentido da vida?




Eu sei que esta pergunta já foi tema de um Chá com Filosofia anterior, mas é assim que funciona a filosofia, não há resposta definitiva para nenhuma pergunta. Como diria Raulzito: "eu prefiro ser essa metamorfose ambulante".

Chá com Filosofia # 1

Neste texto, conclui que o sentido da vida, significando um norte, um caminho a ser seguido, seria, então, evoluir como ser, aprender com os erros, dar um passo nessa caminhada chamada vida.

Aquilo era o sentido da vida para mim naquele momento, pois o aprendizado era muito importante para mim durante aquela fase da vida.

Mas perceba a carga de subjetividade que existe no sentido da vida, pois se este é um norte, varia para cada pessoa.


Hoje, chego na conclusão que o sentido da vida só pode consistir na felicidade, isto é, fazer o que traz a felicidade, afinal, ninguém vive para ser triste. O ponto é que, materialmente, a felicidade varia para cada indivíduo e para cada fase da vida.

No entanto, no momento que acho uma solução satisfatória para este "problema", surge outra pergunta:

É necessário descobrir seu sentido da vida?

É algo que descobri ao longo da minha jornada para responder a pergunta anterior, percebi que a busca por um sentido acaba por angustiar, se preocupar em tirar um significado da existência humana, portanto, causa mais males do que bens.

Claro que aqui, novamente, existe enorme quantidade de subjetividade neste pensamento, pois a crença pessoal influencia na resposta.


Por fim, a partir do momento que se olha a vida da óptica de que esta não foi constituída por um plano pré-definido, mas que é mero fruto do acaso, não tendo cada indivíduo um papel dado por uma entidade superior torna a existência muito mais fácil.

Não estou aqui dizendo que deus não existe, ou que a vida é melhor sem este, apenas uma reflexão de que como a opinião sobre o sentido da vida influencia o cotidiano do ser.

 O texto de hoje veio com o objetivo de sempre, saber a opinião de você que está lendo, acrescente nos comentários sua opinião! Compartilhe nas redes sociais!
Curta no Facebook: Ágora do Pensamento
Siga nas redes sociais:

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

Nenhum comentário:

Postar um comentário