quinta-feira, 24 de maio de 2018

Greve dos Caminhoneiros e Estado Abusivo

 Artigo por João Probst 
Editor do Ágora do Pensamento

Para o texto desta semana eu pretendia falar de outro assunto, porém, a situação política atual praticamente me obrigam a falar sobre o assunto, e há muita coisa a ser dita.

O assunto de hoje é o aumento do preço da gasolina e a greve geral.

Gostaria de falar um pouco sobre a sociedade e o Estado brasileiro, e como há muita coisa errada. 

Fiz alguns comentários sobre este momento delicado vivido por todos.

Vamos lá. 


Viver em sociedade significa ter que fazer pequenas desistências ; Liberdade não é fazer tudo que quiser. 

Portanto, a vida em grupo traz algumas limitações, como por exemplo não poder escutar som alto às 4 da madrugada, ou andar de carro na areia da praia. Isso porque essas condutas, que são inviáveis na vida em sociedade, atingem o direito do outro. 

O Estado, por meio da lei, serve justamente para possibilitar a vida em comum, para controlar o indivíduo visando que ele não prejudique seu próximo. O Estado, portanto, foi imaginado como uma força política capaz de garantir ordem social e econômico a seus administrados. 

Ou pelo menos deveria ser assim. O Estado brasileiro cheio de suas falhas e bizarrices atrapalha quem produz e incentiva quem nada faz. 


E quando falo em Estado brasileiro, me refiro não tão somente à gestão Temer, ou Lula/Dilma, mas sim, uma crítica à toda a história política brasileira, dominada por populismo, colonialismo e elitismo. 

É inocência acreditar que o problema se resume a poucas pessoas.

Neste ponto onde os teóricos contratualistas, tal como Hobbes, Locke e Rousseau, imaginaram, e com razão, o Estado como solução para o descontrole e violência humana, o Estado, em sua versão deturpada, passa a ser, não o SALVADOR, mas o INIMIGO, constrangendo o cidadão e destruindo o empreendedor. 

E por isso digo, a greve não é somente sobre a crise da gasolina, é como se gritassem: - "Ei Estado, traíste minha confiança em ti".

Até pouco tempo atrás, durante minha caminhada de aprendizado, já falei isso aqui, pensava que o Estado era ineficiente, estava enganado. Na verdade, o Estado é altamente eficiente, mas para garantir o interesse da elite que governa e não do povo. 

Altamente eficiente em manter o atual estado, quem está no poder tem um interesse em manter as coisas como estão, isto é, que o pobre continue pobre e que o milionário continue milionário.



Assim, não cria uma situação de verdadeira oportunidade e concorrência, mas uma falsa democracia que existe uma liberdade econômica, mas não de verdade.

Então, a greve é um basta para: CORRUPÇÃO ; ALTA CARGA TRIBUTÁRIA ; ABUSOS AUTORITÁRIOS ; FAVORITISMOS (amigo do rei) ; POPULISMO ; BUROCRACIA. 

Porém, críticas há de serem feitas, não aos caminhoneiros, estes que de forma brilhante estão fazendo a parte deles, mas tem que parar de falar que a greve é dos caminhoneiros, não, a greve é do povo brasileiro. 

MUDANDO O BRASIL

Lembrem-se a maior arma do brasileiro é seu voto, lembre-se de todos que estão em Brasília e que pouco fizeram para mudar esta situação. Tenha um voto consciente, não caia no populismo, não vote somente porque o candidato disse que vai "salvar" o Brasil, pergunte a ele como fará isso, pesquise, conteste. 

O povo há de recuperar sua posição de direito, não como submisso aos governantes, mas sim como verdadeiro soberano e delegante do poder aos nossos representantes no governo.

Há, ainda, de se ressaltar que em manifestações tem que se ter cuidado com o que se reivindica, sob pena de trocar seis por meia dúzia.

Então, em resumo, devemos lutar por menos burocracia, mais liberdade econômica e concorrência, e em relação aos combustíveis a atual política econômica deve ser repensada.

E não estou falando de uma mera revisão tributária, essa é só a ponta do iceberg, na verdade deve ser dado extinção ao monopólio econômico, não me parece lógico que apenas uma empresa possa explorar uma ramo econômico tão sensível e importante para o mercado nacional, a exemplo do mercado americano.

O primeiro passo é abrir o mercado à iniciativa privada. 


E você? O que pensa sobre o assunto? Coloque sua opinião nos comentários. Compartilhe nas redes sociais! 

Nenhum comentário:

Postar um comentário