quarta-feira, 5 de abril de 2017

Platão e a Crítica a Música Contemporânea


  Platão em seu livro "A República" destaca a influência negativa que a poesia possui para a educação dos jovens e da sociedade em geral. Para o autor, a palavra poética representava grandes perigos, trazendo engodos quando descreve a vida de uma forma que ela não é. 

  Veja um trecho do livro (601a3-b3):  
Assim, penso eu, do poeta diremos também que, embora nada saiba senão imitar, ele consegue, por meio de palavras e frases, usar as cores de cada uma das outras artes, que outros que são como ele, vendo-as graças às palavras ditas, quer se fale do ofício do sapateiro, ou segundo um metro, um ritmo e uma harmonia, julgam que ele fala muito bem quer sobre a arte militar, quer sobre outra coisa qualquer. Tal é o encantamento que, por natureza, esses fatores produzem! Despojadas das cores da música, ditas só pelo que são, creio que sabes a aparência que as obras dos poetas têm...  

 Outro ponto importante é que a educação grega é fortemente baseada na poesia, sendo esta lida para crianças e jovens, tendo influência na fomentação do caráter e ética destes. 

Imagem ilustrativa de Ulisses na Odisseia de Homero
 Tem que se entender que a cultura grega era fortemente baseada na adoração de deuses, e que a poesia muitas vezes os descreviam com características humanas, o que por si só é uma contradição. Para os gregos antigos, os deuses são perfeitos, logo, não faz sentido apresentarem atitudes mesquinhas, egoístas e pecaminosas, como acontecia frequentemente nas poesias.  

  Cabe ressaltar que a poesia da época possuía diversas diferenças dos poemas atuais. Os poemas da Grécia Antiga contavam histórias épicas sobre heróis e deuses, como Ulisses. 

Basicamente, Platão critica os poetas por não serem fiéis à realidade, educando os jovens a se comportar de maneira imoral e passando-lhes uma noção errônea sobre os deuses.

Portanto, o filósofo ao construir sua cidade bela, isto é, uma sociedade perfeita livre de vícios, afirmou que a poesia não lá teria espaço.

   A ideia deste artigo é modernizar esta crítica de Platão para os dias de hoje, isto é contextualizar com os costumes típicos da época atual. Há a possibilidade de estender a crítica à poesia para todas as formais de arte conhecidas. 

   Explico: 

   É facilmente visível que algumas músicas possuem letras com um nível baixo de conteúdo que em nada acrescenta de positivo na cultura e na educação do povo. De forma generalizada, gêneros como Sertanejo Universitário e Funk tem como tema sexo, bebedeiras, traições e brigas de todo o tipo. 
  
   E passam seu conteúdo como algo aceitável, assumindo o que cantam como algo normal.  


   Segue alguns trechos de músicas: 

"Elas tem disposição
Elas mentem pro paizão
Fala que tá no curso e tá na casa do negão, sacanagem"
                                                                                                   - Nego do Borel

"A primeira metade é amor
Cinema em casa, filme de terror
Dormir de conchinha na cama
Ela dizendo que me ama
E a outra metade é tudo ao contrário
No fim de semana sou desmantelado
Saio na balada beijando de boca em boca
Totalmente vida louca"

                                                                                                   - Gustavo Lima

"Olha que quando ela bate com a bunda no chão 
Quando ela mexe com a bunda no chão"
                                                                                                       - MC Kevinho  

  Não querendo despreciar quem gosta deste tipo de música, a multiplicidade de gostos existe, e há de ser respeitada, mas a questão que levanto é o quanto é nocivo uma sociedade tolerante em relação a esse tipo de conteúdo. 

 Será que devemos, para que o jovem cresça mentalmente e moralmente saudável, permitir músicas com este nível de conteúdo seja acessível a jovens e crianças? 

  De qualquer forma, o fato de que músicas como estas, que já são numerosas, tenham grande sucesso, representa que a sociedade, de certa forma, está doente, pois se valoriza muito mais o carnal do que o intelectual e os bons costumes. 


A sua opinião é muito importante, participe da discussão nos comentários, concorda com o que foi dito? Caso tenha gostado, compartilhe e siga o blog. 

Até a próxima!!

Um comentário:

  1. Não é somente através da música que se percebe a degeneração do ser humano, todos os aspectos da existência trazem essa caracteristica, mas isso não surpreende, quem reflete sobre a origem do ser humano e sua finalidade percebe que foi exatamente a Imperfeição que suscitou sua Existência, nossa finalidade é a Evolução, se essa não viesse implicita de forma compulsória inconsciente ainda seriamos seres primitivos, porém ela é mais demorada e mais sofrida, existe a opção da Evolução Consciente, que é para todos, mas poucos estão aptos...

    ResponderExcluir

More than one instance of Sumo is attempting to start on this page. Please check that you are only loading Sumo once per page.