No dia 28 de março de 2017, o Ministério da Saúde por meio da Portaria 849 , incluiu 14 novas terapias alternativas na Política Nacional de Práticas Integrativas e Complementares (PNPIC).
As terapias incluídas são:

Ayurveda
Biodança
Dança circular
Meditação
Musicoterapia
Naturopatia
Osteopatia
Quiropraxia
Reflexoterapia
Reiki
Shantala
Terapia Comunitária Integrativa
Ioga
A responsabilidade pelo serviço é de cada município, no entanto, nem todas as cidades oferecem estas terapias, podendo cada município optar pela prática que há mais demanda. Segundo o Ministério da Saúde, desde a criação da Política de Práticas Integrativas e Complementares, em 2006, mas de 5 mil estabelecimentos passaram a oferecer terapias alternativas.
Eu particularmente já pratiquei Meditação, Ioga e Reiki, e me senti muito bem após.
Sobre a meditação, como meditar eu já falei aqui: Como ser feliz?
Cabe lembrar que estes métodos não substituem o tratamento tradicionais, são, como o próprio nome da Política informa, complementares.
Para mais informações, clique aqui: G1
Algumas pessoas criticam o serviço de práticas alternativas pelo SUS, estes discordam que seja função do SUS. No entanto, vale ressaltar que o tratamento da saúde não deve se limitar tão somente ao aspecto físico, a mente e o espírito também carecem de cuidados para que o homem seja saudável.
Mas creio que muitos comemoram, principalmente aqueles que já experimentaram estas terapias, pois sabem o bem que faz.
E você o que acha? Não concorda a atitude do Ministério da Saúde? Já experimentou algumas destes tratamentos? Participa ai, dê seu comentário!
Nenhum comentário:
Postar um comentário