quinta-feira, 6 de agosto de 2015

A Divina Comédia de Dante Alighieri - Livro Inferno Canto VI


   Ola, bem vindos a mais um canto do poema de Dante Alighieri, A Divina Comédia, no qual conta a aventura de Dante através dos círculos do inferno, do purgatório até chegar ao paraíso.
 Esta é uma série que publico semanalmente cantos comentados do poema ( no total de 100 cantos divididos em três livros - Inferno, Purgatório e Paraíso). Dante já atravessou o limbo, no Canto IV, local com pessoas que apesar de não terem pecados não merecem estar no céu ( sobre ótica da época). No canto V, passa pelo segundo círculo, o da luxúria que terminou com o desmaio de Dante.

  • Leia os cantos anteriores:  

  • Vamos ao Canto VI, lembrando que os trechos em vermelho e itálico são minhas anotações.

Canto VI


Cérbero - Círculo da gula (3) - Espírito de Ciacco


 Quando acordei já estava no terceiro círculo, cercado de mais tormentos e mais atormentados que surgiam de todos os lados. Uma chuva, gélida, eterna, com neve e granizo, caía sobre a lama podre que as almas encharcavam. Cérbero, fera cruel e perversa, latia com suas três goelas para as almas submersas na lama. Ele tem uma barba negra e seis olhos vermelhos, ventre largo e garras aguçadas com as quais rasga os pecadores e os tortura. Elas berravam como cães e se contorciam na lama, tentando em vão se proteger das chicotadas da chuva dura.

 Cérbero era filho de Tífon (ou Tifão) e Equídina, irmão de Ortros e da Hidra de Lerna, um monstruoso cão de múltiplas cabeças e pescoço que guardava a entrada do inferno(mundo inferior), o reino subterrâneo dos mortos, deixando as almas entrarem, mas jamais saírem e despedaçando os mortais que por lá se aventurassem. No poema, é um imagem simbólica do apetite insaciável.

 Quando Cérbero nos viu, abriu suas três bocas e exibiu suas presas, rangendo e estremecendo diante de nós. Meu mestre, cauteloso, encheu suas mãos de terra e atirou nas goelas do cão danado. O monstro, guloso, não hesitou em engolir a terra, se emperrou com ela e ficou em silêncio, como um cão faminto que se ocupa com o seu osso.

 Caminhamos, então, por entre as almas, pisando espectros vazios que se assemelhavam a formas humanas. Todos os espíritos jaziam deitados, se confundindo com a lama que assumia suas formas, transparentes, exceto um que se ergueu na hora em que passávamos na sua frente.

- Ó tu que és guiado por este inferno - falou - me reconhece, se puderes, pois tu foste vivo antes que eu fosse desfeito.
- A angústia - disse eu - te deforma de maneira que eu não consigo reconhecer-te. Mas dize-me quem tu és, condenado a este lugar vil e submetido a tamanha tortura.
- A tua cidade - respondeu -, tão invejosa, um dia me teve na vida serena. Teus conterrâneos me chamam Ciacco e por causa da gula sofro na chuva, como estas outras almas, condenadas por semelhante culpa.
- Ciacco - eu disse a ele -, teu estado miserável me causa grande tristeza, mas dize-me o que vai acontecer, se souberes, com os cidadãos de nossa Florença?
- Depois da paz, haverá guerra e sangue. - relatou Ciacco - O partido rústico (os Bianchi) expulsará a outra parte brutal (os Neri), mas, depois de três sóis, com a ajuda daquele que agora parece estar dos dois lados (Bonifácio VIII), voltarão ao poder, e por longos anos manterão os outros afastados, por mais que implorem ou chorem.

Ciacco foi um nobre florentino famoso por sua gula. Ciacco significa "porco".
Os guelfos, partido político representante da classe média, na época que Dante fazia parte do governo de Florença, se dividiram em duas facções: os Neri ou guelfos negros - radicais que apoiavam a tirania do papa contra o imperador, e os Bianchi, ou guelfos brancos - moderados que rejeitavam tanto a tirania do papa quando a tirania do imperador. 

 A rixa que dividiu os guelfos começou na cidade de Pistóia por causa de uma discussão familiar. A briga, que provocou a divisão da família Cancelliere, teve início por causa de um assassinato cometido por um jovem chamado Focaccia (nota 32.2), pertencente à família.

 O Cancelliere original tivera duas esposas. A primeira se chamava Bianca e seus descendentes se apelidaram Bianchi (brancos). Para fazer oposição, os descendentes da segunda esposa decidiram se apelidar Neri (negros). 

Por ser uma grande família, quase toda a cidade tomou partido por um dos lados. Houve intervenção dos guelfos de Florença para manter a ordem na cidade. Os líderes da revolta foram então presos em Florença na esperança de acabar com a briga em Pistóia. 

O resultado, porém, foi a extensão do conflito para Florença, onde a família Cerchi decidiu apoiar a causa dos Bianchi contra a família Donati, que ficou do lado dos Neri. Uma insensata briga de rua por causa de um acidente com cavalos em 1300 foi o estopim para a crise em Florença que em pouco tempo contaminou a cidade inteira


 Quando ele terminou de narrar sua terrível profecia, perguntei-lhe:
- Onde estão Farinata e Tegghiaio, Jacopo Rusticucci, Arrigo, Mosca, e tantos outros que usaram seu gênio para o bem? Estarão eles aqui ou estarão eles no céu?
- Tu os encontrarás mais embaixo, nas valas abissais. - disse a alma - Se desceres mais, poderás vê-los todos! Mas quando voltares mais uma vez ao mundo doce, te imploro que leve minha lembrança aos que lá deixei. Não mais te digo nem te respondo.

 Depois que terminou de falar, Ciacco afundou e desapareceu de repente. O mestre então falou:
- Este não mais se levantará até o dia em que soar a trompa angelical. Quando isto acontecer, a adversa potestade virá e cada alma voltará à sua tumba, retomará sua carne e sua forma humana, e ouvirá a voz que eterna soa.

 E assim cruzamos aquela mistura suja de almas com chuva, aproveitando para falar um pouco da vida futura. Perguntei:
- Mestre, quanto a este tormento, ele crescerá, será o mesmo ou será atenuado após a grande sentença?
- Retorna a tua ciência na qual se ensina que o ser mais perfeito mais sente seja o bem ou a ofensa, embora essas almas malditas nunca possam um dia chegar à perfeição, para lá, mais que para cá, será sua sina.
 Ao nos aproximarmos da entrada para o quarto círculo, encontramos Pluto, grande inimigo.

Pluto é o Deus dos Mortos e associado à riqueza, por requerer distribuir riquezas somente a pessoas boas foi cegado por Zeus, seu irmão. Denominado Hades na mitologia grega, é filho, é esposo de Perséfone


 O canto da semana tratou sobre um dos sete pecados capitais, a Gula. Consiste em um desejo insaciável por alguma coisa, não necessariamente comida, mas como bebidas, dinheiro, drogas e etc.
 Está intrinsecamente conectado com o egoísmo humano, ocorre quando a pessoa quer mais do que necessita de maneira exagerada.  

Caso tenha gostado, siga o blog, semana que vem sai o Canto VII.
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