segunda-feira, 15 de junho de 2015

Liberdade



Na conversa de hoje falaremos sobre a liberdade, do latim libertas, que significa o direito de agir conforme o livre arbítrio, podendo, assim, fazer sua vontade.
 "pensar a liberdade aparece como a indeclinável e mais essencial tarefa da filosofia” (VAZ, 1999, p. 378) 

 O homem é realmente livre? A liberdade realmente existe? Antes de tirarmos uma conclusão precipitada vamos analisar o que a filosofia tem a dizer sobre o assunto:

Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner




  • Immanuel Kant

 Para Kant, a liberdade está completamente conectada com a propriedade privada e a igualdade, sendo livres aqueles que obedecem as leis por eles próprios estipuladas.

  Seguindo este pensamento, não haveria liberdade em uma sociedade com desigualdade social, pois ocorreria prejuízo no exercício da liberdade por boa parte da população.

  Ainda afirmou que a liberdade só existe por causa da coação, havendo liberdade para fazer tudo que a lei não proíba.

   Deste modo,  é necessário um ambiente onde todos os cidadãos participem da formação das leis de forma igualitária e justa para que haja liberdade.
  • George Hegel


 A liberdade foi tema base da filosofia hegeliana tamanha a atenção que dedicou à esta matéria.

Hegel traça uma conexão entre a liberdade e indivíduo, diferenciando-se de Kant, afirma que para haver liberdade não pode existir coação, ser livre é ser incondicionado simples e absolutamente.

 É necessário um Estado sócio-político e democrático para o indivíduo ser realmente livre. Desta forma há uma ligação entre liberdade e direito,  Hegel conceitua direito como: " Todos aqueles pressupostos sociais que se mostraram necessários para a realização da 'vontade livre' de cada sujeito individual".  Somente haverá liberdade em uma sociedade onde é o direito é garantido segundo o princípio da isonomia e respeito a individualidade de cada sujeito.

  • Barach Spinoza


 Pertencente a corrente Determinista, segundo o qual tudo no universo, inclusive a  vontade humana, está submetido a leis necessárias e imutáveis. A mente humana é influenciada por múltiplas causas, internas e externas, assim apesar do sentimento de livre arbítrio a mente não é totalmente livre.

 Vai além do que estipulou Descartes,  que afirmava que a liberdade está ligada com o livre arbítrio, ter o poder de escolha sem a interferência de um poder superior.

 Assim, a liberdade seria a capacidade de saber que somos determinados e compreender o porquê de agirmos como agirmos. Para ser livre é necessário conhecer a si mesmo, entender o que somos.

 Liberdade é o oposto de constrangimento, assim somente é livre aquele que não é constrangido por nada no ato de criar.

 Para Spinoza, somente Deus seria  totalmente livre, pois é a causa determinante de si mesmo,  nada o constrange. Enquanto o homem é submetido ao acaso dos encontros.

 "Nos imaginamos livres, porque ignoramos as causas que nos determinam"
- Spinoza.

  Uma vez que é utópico ter total conhecimento das causas que motivam o ser humano,  característica pertencente somente talvez a Deus, a liberdade torna-se uma ilusão.


  • Jean Paul Sartre


 Filósofo que se opôs ao determinismo,  pois para ele é irreal a noção que o homem é impotente perante causas que não domina. Sartre propõe que, através da subjetividade, somos capazes de realizar escolhas.

 Pertencente ao existencialismo ateu, afirma que Deus não existe, sendo o ser humano responsável por estipular valores morais, regras e comportamento.

 É, para Sartre, através da livre escolha que se constrói a essência humana, e não o contrário. Pois assim, modelamos o que somos, no que creemos. Em suas palavras.

A liberdade foi tema de outros textos, confira:




 Como todos os campos da filosofia, e demais ciências, não há mais certo ou errado, todas estas correntes complementam e evoluem o pensamento anterior.

 Podemos concluir que o melhor ambiente para desenvolver a liberdade é uma sociedade com um Estado democrático, igualitário, com a participação de todos os cidadãos.

 O problema com o assunto liberdade é que a limitação naturais como de direito. Por conceito, esta não pode ser condicionada, ser livre até determinado ponto não é ser verdadeiramente livre.

 As leis das físicas inclusive são outra prova da não existência da liberdade, não pode o homem ao seu bel prazer decidir tomar voo por si só. Logo,  a existência da liberdade não é uma questão de tempo, não existe e nunca vai existir.  Tomara que eu esteja errado.

Se gostou, siga e compartilhe nas redes sociais:


Inscreva seu e-mail para receber textos como este:


Delivered by FeedBurner

2 comentários:

  1. Excelente texto. Grande aprendizado. De fato a existência da liberdade nunca existirá porque "nunca teremos um estado democrático, igualitário, com a participação de todos os cidadãos ", conforme exposto. Pelo menos a experiência e a história ao longo da vida comprova.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Muito obrigado por compartilhar sua opinião. Existe uma grande problemática na liberdade em relação com o Estado, pois com a sua existência faz prejudicada a liberdade, mas, com a sua não existência, como acontece na Anarquia, também não existe liberdade, o mais forte domina o mais fraco. Assim podemos concluir que a não liberdade é algo natural.

      Excluir