sexta-feira, 17 de julho de 2015

Momento de Opinião



  Já ouvi muitas pessoas reclamando da vida, se angustiando com problemas e desejando uma vida melhor sem problemas. Só que na verdade, devemos agradecer por termos problemas, parece contraditório, mas no final você entenderá que as dificuldades possuem um lado positivo.

   Se na vida não houvesse problemas a consequência direta e imediata é que não haveria progresso a ser vivido. Não tendo nada a ser superado, ninguém se esforçaria para mudar a situação, não haveria busca pelo progresso constante, somente acomodação.
  
 Como disse Sócrates:"Uma vida sem desafios não vale a pena a ser vivida". 

 Por isso devemos agradecer por termos dificuldades que serão superadas. Plutarco completa o pensamento anterior:O ser humano não pode deixar de cometer erros, são com os erros que os homens de bom senso aprendem a sabedoria para o futuro".

   Várias religiões fornecem dogmas e guias para nos livrarmos de aflições, No budismo é utilizado o termo Dharma ( Caminho para a Verdade Superior), para essa religião todos possuem caminhos a serem percorridos para alcançar a sabedoria, a liberdade da ignorância.
   Há correntes filosóficas que fortalecem este argumento, como o Epicurismo, corrente que segue a filosofia de Epicuro, filósofo grego do período helenístico, prega que devemos ter a ausência de sofrimento para termos prazer, para sermos felizes é necessário controlar nossos medos e desejos.



Desta forma, concluímos que é fundamental encararmos os problemas que surgem como algo natural, devemos abraça-los como verdadeiros amigos, pois estes servem para um bom propósito, nos ajudam a superar dificuldades e tornamos melhores indivíduos.

6 comentários:

  1. Há uma jornada - um caminho que trilhamos entre um ponto que renascemos e o ponto no qual "re-renascemos" - que considero um desvio da Via Central de Existir-se, em que pegamos um atalho cheio de intempéries.
    Algumas pessoas demoram a entender que esse caminho de pouco tempo,5, 10, 60, 90, 122 anos no máximo, é lotado de desconfortos, de subidas e descidas e isso gera uma expectativa de que o caminho deveria ser limpo, lindo, reto e com uma planície perfeita a perder de vista!
    Também sou uma dessas pessoas.. que andam a passos lentos, já há alguns tantos anos e, nesse caminho íngreme por vezes, límpido em outras, vou aprendendo todos os dias que esses problemas são essenciais. Não há sentido numa vida sem problemas. São eles os edificadores de nossa essência. Absurdo é ambicionar uma vida próspera, sem dificuldades financeiras, de relacionamentos, de saúde, etc. Isso é mostra de que a viseira do egoísmo ainda veda o que está à frente escancarado e pronto pra ser vivido: uma estradona sem fronteiras, em que cada passo dado nada mais é que uma escolha nossa. E que maravilha é essa: termos livre-arbítrio para ESCOLHER que pedra pisar, que pedra retirar do caminho, que pedra saltar, que pedra os deixar esmagar.
    É isso!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. obrigado por deixar sua opinião, gostei muito do comentário.

      Excluir
  2. Na verdade o problema é criado pelo próprio Ser, ele não tem um objetivo em si, mas é uma consequência negativa á ser superada, se o ser humano persistir em seus erros, ele estará estagnado em sua própria Evolução, é a Evolução Espiritual que irá nos tirar desse ciclo de erros e nos reconduzir ao nosso verdadeiro destino...

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Concordo, creio que o homem para evoluir deve "morrer" diversas vezes para poder superar seus erros

      Excluir
  3. Também concordo. As pedras escolhidas foram úteis naquele momento. É passado. Escolheremos novos caminhos com novas pedras para "hoje" e não poderemos alegar "amanhã" que escolhemos errado. Temos que viver todos momentos sem culpas, lógico, se tivermos consciência que fazemos o melhor para nós sem prejuízo para o nosso próximo.

    ResponderExcluir
  4. Olá João, muito bom texto e ótima linha de pensamento. No meu ponto de vista os erros, apesar de serem comuns, não são absolutamente normais ou necessários, mas fazem parte da vida e devemos encará-los da melhor forma possível, aprendendo a evitá-los ou repeti-los. O ideal é alcançar a perfeição e, assim evitar errar. Mas até chegar a esse ponto, bola pra frente.
    Queria aproveitar para agradecê-lo pela divulgação da minha fanfiction de ação.

    ResponderExcluir