quarta-feira, 16 de maio de 2018

Aristóteles Teria um Facebook?

Quando se fala em redes sociais, muitos acham que é um lugar de futilidades, bobagens e imagens de gatinhos fofos. 

E com razão, há muito disto na internet, principalmente no facebook

Então, quando alguém pergunta se Aristóteles fosse vivo ele teria uma conta em alguma rede social pode parecer realmente estranho. 


Com certeza é inusitado. Mas é um ótimo jeito de explicar a filosofia de Aristóteles.

Na série Merlí, produzida pela televisão da Catalunha para a Netflix, o professor de filosofia com o mesmo nome da série, que não é nenhum pouco ortodoxo, propõe esse exercício ao seus alunos. 

Mas não chegou a desenvolver a ideia, então, se você viu este episódio e ficou curioso, esse texto é para você, se você não viu esse texto também é para você.  😀

Então bora lá aprender mais sobre Aristóteles e entender porquê ele teria um facebook?

Para este filósofo grego antigo, o homem é naturalmente um ser social, isto é, para o indivíduo humano ser aquilo que lhe define como tal é necessário viver em sociedade, fora dela ele será algo a mais, um deus, ou algo a menos, um ogro. 

- Homem e Sociedade


Então, o homem e a sociedade humana surgiram no mesmo exato momento histórico, porque um deriva do outro. 

E aqui entra os teóricos contratualistas, como Hobbes e Rousseau, que afirmam que o homem passa a viver em sociedade para garantir a sua sobrevivência e perpetuação da espécie. De modo que, viver em sociedade tem como objetivo proteger direitos individuais e coletivos.

Leia mais sobre a natureza do homem:

O Homem é Naturalmente Egoísta?
Comportamento Humano e a Sociedade
A vida em grupo, portanto, surgiu como uma tentativa de fugir daquilo que Hobbes denominou "estado de natureza", onde ocorria a "guerra de todos contra todos", assim para chegar a manutenção da ordem social e progresso socio-econômico é vital que haja cooperação entre os membros da sociedade. 

Voltando a Aristóteles, por isso que é importante para este filósofo que a sociedade seja organizada de modo que facilite a interação interpessoal e a comunicação, julgava então para que a sociedade seja sustentável é necessário que os indivíduos tenham boas relações entre si, e julgou essencial duas coisas: ética e retórica. 

Ética pode ser resumida, de forma bem breve, como o conjunto de regras sociais necessárias para que a vida seja boa, ou seja nada menos que regras e costumes de convivências, e nisso tudo incluí-se respeito e cordialidade. 

Coisas que estão em falta nas redes sociais. Mas tudo bem, continuemos. 

- Filosofia e Conhecimento

Além de preocupar-se com uma vida pacífica em sociedade, Aristóteles é considerado o primeiro cientista, porque dedicava-se a descobrir mais sobre a natureza e sobre todas as coisas, estudando astronomia, biologia, física, lógica, matemática, psicologia, medicina, política, e FILOSOFIA, entre outras.

Aristóteles dava grande valor ao compartilhamento de conhecimento, fez parte, por vinte anos, da Academia de Platão e fundou o Liceu, sua própria escola, onde ensinava todas as áreas citadas acima e muito mais, mais tarde sua escola foi reconhecida como a primeira biblioteca do mundo antigo.

Mas o que isso tudo tem a ver com o facebook? Esse coliseu de brigas políticas, memes e gatinhos?

TUDO. 

Na Grécia antiga existia um lugar público chamado ÁGORA, que não é por menos é o nome deste blog. Era um lugar da cidade que os gregos reuniam-se para conversar e tomar decisões importantes para a sociedade, mas também era uma forma de socializar e compartilhar conhecimento e cultura.

Em outras palavras era um verdadeiro espaço de cidadania. 

Agora, imagine que louco que Aristóteles ficaria se tivesse acesso a uma ferramenta tão poderosa como é a internet, se na Ágora o filósofo podia falar, e ouvir, para uma cidade inteira, imagine o quão feliz ele ficaria se pudesse fazer o mesmo com o mundo inteiro. 


Incrível, não?

Aristóteles seria aquele tipo de usuário do facebook que escreveria uma frase filosófica provocativa esperando alguém vir responder. 

Ou ainda, ia entrar em várias comunidades, de vários tipos, para poder participar de intermináveis conversas e discussões encaloradas, mas respeitosas, porque daí seria antiético. 

Ahhh, mas você está pensando que filosofar "online" não é a mesma coisa que o "cara à cara" tradicional, nada melhor que conversa de bar.

Cara, Aristóteles seria aquele tipo de pessoa que faria uma live ás 3h da tarde de domingo, só pra ver o que vai dar. 

E outra, quem diz que uma coisa elimina a outra, dá pra fazer as duas, né. 

E agora que já imaginamos Aristóteles no facebook, deixo uma provocação. 

Realmente as redes sociais são cheias de futilidades e besteiras? Ou ela é o que fazemos dela? 

Sim, o facebook é plenamente compatível com a filosofia e o conhecimento, só basta que façamos um bom uso da ferramenta que temos em mão. 

Mas daí já é outra conversa, fica pra outra oportunidade.

E você? Acha que Aristóteles teria uma conta no facebook? Ou estou viajando muito? Pois é, admito, filosofia tem muito a ver com viajar, mas tudo bem.

Caso tenha gostado compartilhe e siga nas redes sociais.
Facebook: Ágora do Pensamento 

Sugestão de leitura:
A Quem Pertence o Povo

Até a próxima.
- João Probst 
Editor do Ágora do Pensamento

2 comentários: